top of page

16, 17 e 18 de Outubro

Participe

IMG_9990.JPG

Educação como direitos humanos nas periferias

Este seminário é construído por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), unidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento é destinado a profissionais e pesquisadores interessados em dialogar sobre suas pesquisas relacionadas à educação, especialmente aquelas construídas desde e para as periferias, pois acreditamos na potencialidade subversiva da valorização desse saber hora negligenciado.

Neste ano, daremos foco às discussões que inserem a educação como um direito fundamental à dignidade humana nas periferias.

Comissão Organizadora do XVI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da UERJ.

Eixos temáticos

As apresentações serão organizadas e distribuídas de acordo com os Grupos de Trabalho (GT), definidos em consonância com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias (PPGECC). Abaixo de cada um dos Grupos de Trabalho, possui uma breve descrição dos eixos norteadores que correlacionam as temáticas e suas categorias de pesquisa e estudos.

Conheça nossos palestrantes

O evento conta com mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, debates e atividades culturais.

Logotipo

Logo do seminário, que representa um peixe mordendo a cauda de outro, em tom laranja e com fundo transparente.

Obi Nka Bi

Pertencente ao conjunto de símbolos Adinkra originários da cultura Akan de Gana, o símbolo central retrata dois peixes mordendo as caudas um do outro. Essa tecnologia ancestral nos lembra da importância de promover relacionamentos harmoniosos e justos, onde a colaboração e o respeito são fundamentais para construir um mundo digno a todos.

Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ

Conheça nossas atrações culturais

Funk, Passinho e MPB 

Além das mesas o nosso evento também apresenta a cultura como traço da existência periférica

16/10 - 18h - Hórus Akin, antes da mesa de abertura;

17/10 - 20h30 - Vanielle Bethania, encerramento da noite, após a mesa redonda

18/10 - 20h30 - Fruição Funkeira, encerramento do seminário.

bottom of page